quinta-feira, 18 de julho de 2024

O terror dos machos: próstata inchada. Visão da Medicina Chinesa. Gergelim preto e melancia

RAY CUNHA 

BRASÍLIA, 18 DE JULHO DE 2024 – A hiperplasia prostática benigna (HPB), “próstata inchada” ou “próstata aumentada”, é um problema urinário que afeta os homens, principalmente aqueles com mais de 50 anos, quando a produção de testosterona começa a diminuir e a próstata a crescer, aumentando o desejo de urinar, reduzindo o jato de urina e a ereção. 

A próstata é a glândula responsável por produzir o líquido que nutre e transporta os espermatozoides. É semelhante a uma noz e pesa de 7 a 16 gramas, mas pode ficar do tamanho de uma bola de tênis. Localiza-se sob a bexiga, em frente ao reto, e envolve a uretra. A pressão da próstata inchada sobre o aparelho urinário pode provocar obstrução da uretra e retenção da urina, causando dores, incontinência urinária, infecção e rompimento de vasos da uretra. 

Até 1986, os urologistas faziam rotineiramente toque retal nos pacientes para prevenir câncer de próstata. O toque consiste em meter um dedo, com luva e lubrificado, no ânus do paciente e tatear a próstata. Se estivesse maior do que o normal partia-se para outros exames. Em 1986, surgiu o exame de antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês), realizado a partir de sangue extraído do paciente. O toque continua, para quem o prefere, mas o PSA é rápido e eficiente. 

Na Medicina Tradicional Chinesa, a próstata está ligada aos rins, que armazena a energia primordial Qi, utilizada também na reprodução. A ligação se dá pelos vasos Governador (Du Mai) e da Concepção (Ren Mai), mares do Yin e do Yang. Assim, os rins são responsáveis pelo nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. Tudo a ver com o sistema reprodutor. 

Na fitoterapia, trato meus pacientes com problemas prostáticos e renais com gergelim preto e melancia, além de acupuntura, com acupontos nos vasos Governador e da Concepção. Gergelim, ou sésamo (Sesamum indicum), é uma planta originária do Oriente. Suas sementes cruas produzem azeite e são consumidas também torradas. São ricas em manganês, cobre e cálcio, contêm vitamina B1 e vitamina E, antioxidante e fitoesterois, que bloqueiam a produção de colesterol. 

O gergelim preto é o que nos interessa. É ele que tonifica os rins. Deve ser utilizado em forma de chá. Meia colher das de sopa de gergelim preto em um copo de água bem cheio, ferver durante 10 minutos. Restará menos de meio copo de chá. Tomar antes de dormir, todos os dias, durante um mês, após o qual fazer pausa de uma semana. Se achar que deve, voltar a tomá-lo durante um mês, e assim por diante. 

Também melancia previne o câncer da próstata. As frutas vermelhas, de um modo geral, como morango, uva roxa, pitanga, açaí, melancia, são ricas em vitamina C, antocianinas, licopeno e resveratrol, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico. Principalmente o licopeno, que reduz colesterol, é anti-inflamatório e protege o DNA das células. Melancia é rica em licopeno. Deve-se comê-la todos os dias. 

Para reforçar a saúde dos homens, prescrevo, se for o caso, também tribulus terretris e maca peruana, que contêm testosterona natural. Contudo, é essencial que toda e qualquer pessoas procure compreender que o corpo físico apenas reflete a mente, que contém, basicamente, três corpos vibracionais: a consciência, ou espírito; o corpo astral, no qual ocorrem as emoções; e o corpo etéreo, ou duplo etéreo, que é a base do corpo físico. O mundo físico é reflexo dos nossos pensamentos e ações. 

Esclareço, para efeitos de direito, que sou formado em Medicina Tradicional Chinesa pela Escola Nacional de Acupuntura (Enac), com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário